BENEFÍCIOS DO CAFÉ NA SAÚDE: MITO OU REALIDADE?


   Muito se fala sobre o café, afinal de contas foi e é um produto muito importante na história do Brasil e também para a economia por ser uma das matérias-primas com maior importância no comércio internacional. É igualmente uma das bebidas mais apreciadas em todo mundo, não só pelas suas características organolépticas, mas também pelo seu efeito estimulante

     O café possui mais de 200 compostos, no qual o principal componente psicoativo é a cafeína (2,3,7-trimetilxantina). O mecanismo de ação da cafeína deve-se à sua similaridade estrutural com a molécula de adenosina (Figura 1), um potente neuromodulador endógeno, que inibe a libertação de diversos neurotransmissores: glutamato, ácido gama-aminobutírico, acetilcolina e monoaminas. A cafeína pode ligar-se a receptores da adenosina (A1 e A2A), bloqueando-os. Deste modo, a ação maioritariamente inibitória da adenosina fica impedida, sendo o efeito da cafeína, consequentemente, estimulante. 

https://go.hotmart.com/I37288243N

       Os efeitos mais notáveis 

As quantidades moderadas entre 50-300 mg, podemos verificar uma melhora na performance cognitiva e psicomotora, que incluem  :
  1. Melhoria no estado de alerta;
  2.  Aumento da energia;
  3. Aumento da capacidade de concentração;
  4. Melhor do desempenho em tarefas simples;
  5. Aumento da vigilância auditiva;
  6. Aumento do tempo de retenção visual e
  7.  Diminuição da sonolência e do cansaço.


O consumo moderado de cafeína não parece, de um modo geral, acarretar riscos para a saúde. Porém, doses elevadas podem induzir efeitos negativos tais como taquicardia, palpitações, insónias, ansiedade, tremores, dores de cabeça e náuseas. 

 Estes efeitos indesejáveis podem manifestar-se, igualmente, em alguns indivíduos sensíveis à cafeína, mesmo sem o consumo de elevadas quantidades de café. Nestes casos, a lenta metabolização hepática da cafeína pelo citocromo P450 (CYP1A2).

 A ansiedade causada pela ingestão de café é mais marcada em indivíduos naturalmente ansiosos ou que sofrem de ataques de pânico. Apesar do risco de dependência da cafeína ser relativamente baixo, comparativamente com outras drogas, a interrupção do consumo de café é responsável pelo aparecimento de sintomas de privação/abstinência como :

  1. dores de cabeça;
  2. disforia;
  3. sensação de cansaço;
  4.  fraqueza;
  5.  sonolência;
  6. concentração diminuída;
  7. dificuldade em trabalhar;
  8.  depressão;]
  9. ansiedade;
  10. irritabilidade;
  11. tensão muscular aumentada e dores musculares, 
  12. e mais raramente, tremores,náuseas e vómitos). 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema Imunológico