MELASMA
- Qual o conceito que podemos da ao melasma?
O conceito de Melasma é definido por uma uma dermatose bastante popular que tem como característica alteração da cor da pele normal( Hipermelanose comum, adquirida, simétrica ) tem por características máculas acastanhadas, de coloração mais escuras com contornos irregulares que apresentam limites nítidos, comumente em áreas fotoexpostas expecialmente a face ( raramente acomete o nariz) porém pode também acometer região cervical , torácica e membros superiores. Pode ser manifestado em três classificações : Melasma Epidérmico – onde o depósito de melanina está concentrado na epiderme, a camada entrando em contato direto com o mundo exterior; Dérmico – a mancha de melanina atinge a derme, camada intermediária da pele, localizada entre a epiderme e a hipoderme e composta por diversos tecidos com diferentes funções. Por exemplo, vasos sanguíneos, glândulas sebáceas e sudoríparas, terminações nervosas e Misto – quando o depósito de melanina afeta ambos a derme e a epiderme.
- Qual população mais cometida por essa disfunção? E por quê?
Mulheres que estão no período fértil e possuem fototipos inter mediários á mais escuros são as populações mais apresenta essa disfunção. Esta prevalência populacional pode-se dar ao fato de 1- Altas taxas hormonais em mulheres no período fértil e quanto aos fototipos quanto mais altos maior a quantidade de melanócitos ( o que também as levam muitas vezes a abdicarem do uso do protetor solar ficando mais expostas aos raios uv o que pode desencadear a patologia ) gerando assim uma maior produção de melanina
- O diagnóstico do melasma pode ser clínico e depende de uma boa avaliação, qual elemento em uma avaliação dever ser imprescindíveis para o diagnóstico dessa disfunção?
O diagnóstico é feito pelo exame clínico e da utilização da lâmpada de Wood, a qual descarta outras hiperpigmentações.
- Por muito, ouvimos falar que há relação entre melasma e gravidez, qual base cientifica podemos considerar para essa associação?
O aumento nos níveis hormonais durante a gravidez, sendo a pessoa já geneticamente predisposta pode levar ao aparecimento do melasma .
- Qual o mecanismo fisiopatológico do melasma?
A hiperatividade melanocítica focal epidérmica de clones de melanócitos hiperfuncionantes que trás como consequência a hiperpigmentação melânica induzida, principalmente, pela radiação ultravioleta; podendo haver ainda a interação de melanócitos e alterações nos vasos locais, sugerindo uma influência vascular no estímulo da hiperpigmentação, pois se apresenta um maior número de vasos na área da mancha em relação à região perilesional.
Comentários
Postar um comentário